A autogestão em saúde é a única opção, dentro do sistema de saúde privado brasileiro capaz de oferecer a mais alta qualidade nos serviços de saúde sem que os custos se tornem proibitivos para a imensa maioria da população. Trata-se de um sistema cooperativo de gerenciamento da saúde, sem fins lucrativos e que evita a intermediação normalmente exercida pelas operadoras de plano de saúde tradicionais.
Um grupo de pessoas se vincula a um fundo financeiro que é destinado especificamente para serviços de saúde. A arrecadação é utilizada apenas na medida em que os serviços são solicitados. O fundo de reserva, quando não utilizado, permanece para o grupo. É como se este grupo de pessoas depositasse todo mês uma quantia de dinheiro num fundo de reserva, e usasse esse dinheiro nas consultas, exames ou internamentos daqueles que necessitaram dentro grupo. O dinheiro que sobra continua neste fundo de reserva e pode ser usado em outro momento para fins da saúde dos membros do mesmo grupo.
Não. Podem participar apenas as pessoas que tenham vínculo com alguma das instituições sócias da Cooperativa.
A C. S. ASSISTANCE é a gestora do plano, que é financiado pelas instituições sócias e seus respectivos beneficiários. Portanto, o plano de saúde C. S. ASSISTANCE é de autogestão, pois conta com diversos grupos que, de forma cooperada, têm mais força para reduzir os custos do plano, sem perder a qualidade nos serviços.
Assim sendo, o fundo de reserva, quando não utilizado, vai para o dono do plano, e não para os beneficiários.
Assim sendo, a ausência de impostos e lucros reduz significativamente o valor das contribuições. O fundo de reserva não utilizado permanece à disposição do grupo e somente é usado em seu benefício.